Espuma
Mais uma técnica do arsenal da flebologia moderna. A espuma é uma opção de tratamento para varizes muito versátil, podendo tratar veias dos mais diversos diâmetros, conforme a concentração escolhida.
A espuma é assim chamada pelo aspecto que adquire após o polidocanol líquido ser misturado com ar ambiente. Na forma de microbolhas tem maior contato com a parede do vaso e maior efetividade para o tratamento das veias doentes.
As grandes vantagens do tratamento com espuma são a sua realização em consultório, sem necessidade de internamentos, anestesia ou incisões para remoção das varizes, além de não exigir repouso após o procedimento. O paciente é liberado imediatamente e vai embora caminhando, podendo dirigir, subir escadas e manter todas suas atividades habituais no mesmo dia.
A escolha dessa técnica deve ser individualizada conforme o caso e expectativas do paciente, mas é possível tratar varizes calibrosas, troncos safênicos e auxiliar no tratamento de úlceras venosas em casos avançados com o uso da espuma.