top of page

FAQ

Por aqui respondo as dúvidas mais comuns que recebo sobre varizes, tratamento de varizes, saúde vascular em geral.  Confira se não pode ser uma dúvida sua também!

  • Varizes são genéticas?
    Muita gente que tem varizes também já tem alguém na família com o mesmo problema. Isso por que de fato as varizes tem relação com hereditariedade. Se você é uma mulher e tem pais OU mãe com varizes, tem chance de 62% de também ter. Se seus dois pais tem varizes, você tem 90% de chance.
  • As varizes voltam depois de tratar?
    As varizes que foram tratadas adequadamente nunca voltam, porém precisamos lembrar que varizes são um problema crônico e sem cura, e que novas veias doentes sempre podem sugir. Por isso a manutenção é essencial!
  • Quem tem varizes pode fazer exercício físico?
    Não só pode como deve! Existe um grande mito sobre varizes e atividade física, e na verdade, manter atividade regular, principalmente se associando exercícios para cardiovascular e força muscular, você estará ativando sua circulação e melhorando o retorno venoso das pernas, e portanto, diminuindo a chance de novas varizes aparecerem.
  • Usar salto alto provoca varizes?
    Não há estudos que comprovem surgimento de mais varizes em quem usa salto alto. O que se sabe é que saltos muito altos (>7cm), alteram a maneira de pisar e caminhar, por mudança dos pontos de apoio. Com uma contração de musculatura da panturrilha menos efetiva, vai haver mais sangue residual na perna, e isso pode sobrecarregar a circulação venosa. Ideal são saltos de até 7cm, de base larga (tipo bloco).
  • Por que as varizes coçam?
    Coceira pode ser um sintoma de varizes. Veias dilatadas causam estase venosa (sangue parado na perna). Esse sangue acumulado libera substâncias inflamatórias e de alergia naquela região, gerando sintomas de coceira, escurecimento da pele, descamação e até feridas.
  • Preciso mesmo usar meia elástica?
    A meia elástica tem excelente resposta no controle de sintomas de varizes, no alívo de peso, cansaço e prevenção do edema de membros inferiores. Se você passou por consulta e recebeu prescrição de meia elástica, dê uma chance para ela, vai valer a pena!
  • Varizes sempre precisam de cirurgia?
    Não! Hoje, em até 80% dos casos, podemos realizar o tratamento de varizes sem necessidade de cirurgia, com técnicas modernas e minimamente invasivas, sem necessidade de repouso após, mesmo para varizes mais calibrosas.
  • Vocês fazem atendimento por algum plano de saúde?
    Acreditamos em oferecer o melhor aos nossos pacientes, realizando uma consulta com tempo de qualidade, e otimizando seu tempo. Além da consulta detalhada, realizamos avaliação com ultrassom doppler no mesmo momento da consulta, para que você já tenha a programação do seu tratamento no mesmo dia. Além disso, os tratamento modernos que oferecemos para varizes, realizados sem repouso e sem hospitalização não tem coberturas por planos de saúde. Por esses motivos nossos atendimentos são todos particulares. No entanto, há possibilidade de reembolso médico, caso haja essa modalidade pelo seu seguro de saúde.
  • Posso marcar aplicação para vasinhos sem passar por consulta?
    Não. A escleroterapia é um procedimento que deve ser feito após consulta médica, momento em que vou conhecer suas queixas, entender o que te incomoda, te examinar e realizar um ecodoppler para estudar sua circulação, e então poder programar um tratamento de varizes específico para o seu caso. Você merece o melhor.
  • Qual o endereço do consultório?
    Ficamos localizados na Praia Brava, em Itajaí, a 5km do centro de Balneário Camboriú e a 7km do Centro de Itajaí, na principal via de acesso entre as duas cidades, na Avenida Osvaldo Reis. Nosso consultório está no Riviera Business Mall, ao lado da Cassol.
bottom of page