top of page
  • Foto do escritorAlessandra Medeiros

Ficar muito tempo sentado causa varizes?

Atualizado: 9 de mar. de 2022

Em tempos de quarentena, trabalhando menos ou em home-office, nos vemos por horas sentados em frente ao computador. Será que isso pode piorar ou causar varizes?

Para entender melhor, vou explicar um pouco sobre a circulação venosa e o retorno venoso dos membros inferiores.

O sangue que oxigenado que vai para as extremidades é impulsionado pelas pressão arterial (resultado da contração cardíaca), porém, ao precisar voltar para o coração, não há uma pressão tão elevada para auxilia-lo, e ainda existe a gravidade, que é uma força que atua mantendo contra esse retorno.

Um retorno eficaz do sangue é então auxiliado por "bombas" periféricas que temos, na região plantar e na musculatura da panturrilha. Então, a cada pisada, ou movimento de panturrilha, o sangue é impulsionado de volta. Outras forças, como a pressão negativa do tórax (respiração), e pressão transmitida pelo sistema arterial também ajudam...mas ai já é outra aula bem mais complexa!





Voltando ao assunto inicial, como a mobilização do membro ajuda em muito o retorno do sangue, e a gravidade atrapalha, permanecer sem se mexer na frente do computador ou da televisão, e com as pernas pra baixo, prejudica sim.

O retorno venoso lentificado propicia a dilatação das veias e afastamento de suas válvulas - uma parte da explicação para formação de varizes.

O que fazer então? Caso você precise mesmo permanecer muito tempo na posição sentada, lembrar de sempre dar uma pausa a cada 1 ou 2 horas pelo menos, para

realizar movimentos de tornozelo e panturrilha, e também dar aquela caminhada pelo ambiente, espairecer, tomar uma água e um cafezinho e olhar para o horizonte, a famosa esticada de pernas!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page